Notícias

ABRADIN vai à CVM denunciar transação "viciada" entre partes relacionadas na Petrobrás

Castello Branco recebeu premiação que não foi explicitada na AGO

Folha de São Paulo
Joana Cunha
24/02/2021

Petrobras

A Abradin (Associação Brasileira de Investidores), comandada por Aurélio Valporto, que entrou em grandes disputas como os casos da Embraer e das empresas de Eike Batista, agora estuda a Petrobras. A entidade quer entrar com reclamação na CVM pedindo que se apure transação de partes relacionadas na Petrobras, entre a diretoria e a companhia.

Bolsonaro e a intervenção na Petrobras
Bolsonaro e a intervenção na Petrobras

O questionamento é sobre o valor da gratificação do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, que Bolsonaro resolveu trocar. O próprio Bolsonaro levantou o assunto quando anunciou a substituição, questionando que ele fez home office na pandemia, mesmo ganhando salário de “mais de R$ 50 mil por semana”.

A gestão Castello Branco promoveu mudanças na política de remuneração da estatal, privilegiando a bonificação de executivos em detrimento dos empregados sem cargo de chefia. Em caso de cumprimento de todas as metas estabelecidas, o presidente da companhia pode ter até 13 salários a mais em um ano.

O assunto também foi insumo de ataques feitos a Castello Branco por apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais. ​

Procurada pela coluna, a Petrobras afirma que o pacote de remuneração dos diretores foi aprovado em assembleia de acionistas.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2021/02/associacao-de-investidores-vai-a-cvm-reclamar-da-remuneracao-de-castello-branco-na-petrobras.shtml